Trocar o Sistema Operacional do Caninos

Olá, meu nome é Gustavo, e estou realizando meu TCC na ETEC de Guarulhos, e o mesmo necessita de um microprocessador como o Labrador 64bits. Contudo, a iso padrão que acompanha o Labrador 64bits não está se adequando bem ao meu projeto, muitas vezes por questão de praticidade ao se conectar ao meu servidor via ssh externo, além de falhas (RPio.h entre outras) ao usar bibliotecas para gerenciamento de sensores e criação de scripts.
Por conta disso, queríamos instalar nele a isso Aarch64bits arm da OpenSUSE, ou qualquer isso fita para arm com uma maior afinidade com servidores OpenSUSE e com bibliotecas para raspberryPi

Olá Gustavo! As bibliotecas citadas são bibliotecas específicas da Raspberry Pi, para uso na Labrador, recomendo utilizar a caninos-sdk, biblioteca para controle de GPIO no hardware da labrador ou a libgpiod, biblioteca agnóstica padrão do Linux.

Quanto à troca do sistema operacional, temos no nosso github o kernel padrão para a Labrador, se você tiver um rootfs do seu sistema, pode colocar qualquer distro Linux, no entanto, no momento nós oferecemos suporte apenas para o Debian. Recomendo, portanto que antes de trocar de sistema tente utilizar o caninos-sdk.

Olá Augusto, obrigado pela resposta. Tentei anteriormente usar a caninos-sdk, mas não obtive sucesso. Irei seguir a sugestão do meu coordenador em trocar de placa do Caninos por uma de outro kit, pois o ele disse que a placa que estávamos usando estava com muitas bibliotecas instaladas e talvez com alguns arquivos corrompidos.
Contudo, se os erros persistirem, informarei aqui com mais detalhes.

Eu tenho outra dúvida também, tirando essa documentação Programação GPIO - Caninos Loucos sobre GPIO, teria mais alguma, principalmente alguma que envolva a caninos-sdk com maior abrangência ?

Olá gustavo, a documentação da caninos-sdk está no github, no pip e nesses tutoriais.