Tensão de saída das GPIOs

Preciso ligar o Labrador 32 Bits (Versão amostra de engenharia) à um Arduino UNO usando as portas GPIO e o barramento I2C, pra isso fiquei preocupado quanto a entrada de tensão do Labrador sobre o risco de queimar o microcontrolador ao usar 5V direto do Arduino. Na Wiki diz que a tensão das GPIOs disponíveis para programação são de 5V, problema é que realizei um teste com um voltímetro e elas saem uma tensão aproximada de 3,3V (3,17V para ser mais exato). Para testar usei a GPIO 15.

Com isso, tenho uma certa preocupação do Labrador não suportar uma entrada de 5V. Há algum risco se eu ligar o Arduino direto no Labrador sem regular a tensão?

Olá @raposo, de fato, a Wiki está desatualizada a tensão atual de GPIO da Labrador é 3.3V, recomendo reduzir a tensão antes de conectar a GPIO do arduino à da Labrador, já vou atualizar também a wiki.

1 Curtida

Sugiro também atualizar o Guia 5, lá diz para o usuário conectar o barramento I2C direto com o Arduino.

Então, o I2C é padrão para todos os dispositivos, então mantém-se essa indicação.