Scratch na Caninos

Estou tentando programar a GPIO da caninos através do scratch e seguir esse tutorial para a raspberry pi

https://www.raspberrypi.org/documentation/usage/gpio/scratch1/README.md

e baixei o scratch 1.4 através do comando

sudo apt-get install scratch

mas ao seguir os passos do mesmo, não encontrei a opção Start GPIO server no Edit através dessa versão baixada.
Então, tentei um outro tutorial da mesma pagina mas para utilizar a versão 3.0 do scratch

https://www.raspberrypi.org/blog/scratch-3-desktop-for-raspbian-on-raspberry-pi/

No entanto, ao tentar o comando " sudo apt-get install scratch3 " a caninos relatou:
E: Unable to locate package scratch3

Pelo o que eu entendi a raspberry pi possui um repositório diferente da caninos, então seria possível conseguir esses aplicativos que a raspberry pi possui? Ou estou enganado?

@StarLord

Para utilizar as gpios da labrador 32bits, utilize WiringK9, ou utilize uma API do sistema mesmo, pode controlar elas até pelo terminal, ou um script mesmo; exemplo abaixo

#GPIO"C24" -> os índices ‘A=0, B=32, C=64, D=96 …’ indica a posição inicial, então C24 é (C + 24) = 64 + 24 = 88

root@debian-armhf:/home/caninos# echo 88 > /sys/class/gpio/export
root@debian-armhf:/home/caninos# ls /sys/class/gpio/
export gpio24/ gpio88/ gpiochip0/ unexport
root@debian-armhf:/home/caninos# ls /sys/class/gpio/gpio88/
active_low device direction edge power subsystem uevent value
root@debian-armhf:/home/caninos# cat /sys/class/gpio/gpio88/direction
in
root@debian-armhf:/home/caninos# echo out > /sys/class/gpio/gpio88/direction
root@debian-armhf:/home/caninos# cat /sys/class/gpio/gpio88/value
0
root@debian-armhf:/home/caninos# echo 1 > /sys/class/gpio/gpio88/value

No exemplo acima, habilitei o gpio c24, alterei de input para output, depois alterei seu valor de baixo para alto [0(0v) -> 1(3v3)]
para desabilitar use o unexport,

Enfim, olhe também na nossa wiki-gpio

Att,

Igor Ruschi

1 Curtida

@engenharia_greenwave, boa tarde!

A wiki já está de volta, se entendi seu problema, este tópico da wiki, junto a explicação que já foi dada acima deve sanar suas dúvidas correto?

Att,

Igor Ruschi

Certo !

Consegui retomar os testes, estava precisando dessa imagem que está no wiki
Obrigado!

Att,
Ulisses Zorzan