Novas atualizações no Kernel

Olá!

Recentemente, novas atualizações foram realizadas no Kernel da Labrador, entre essas atualizações algumas correções no driver da serial e no clock, que impediam o Bluetooth de funcionar.

Desta forma a partir da versão kernel_4.14.13.v0.10.zip, da suporte para Bluetooth operando via UART com baudrate de até 1500000. Uma descrição mais detalhada e os passos para ativação do Bluetooth estão na nossa Wiki.

Algumas outras funcionalidades foram adicionadas como o controle de ligar, desligar e reboot do sistema tanto por software e hardware.

Os controles por software são os tradicionais;
$ sudo shutdown now
que implica em desligar a labrador.
$ sudo reboot
que resulta em realizar um desligamento, e após 2 segundos a Labrador é religada automaticamente.

Os controles por hardware ficaram assim;
Em qualquer caso, se o botão de RST for pressionado por 6 segundos ou mais, um reboot será realizado.
Caso a Labrador esteja desligada, um toque no botão ON/OFF irá ligar a Labrador.
Caso a Labrador esteja ligada, um toque menor que 2 segundos não realizará nenhuma operação. Um toque igual ou maior que 2 segundos irá realizar um desligamento imediato da Labrador.

Também foi adicionado o driver do sensor de temperatura do processador S500.
*Apesar do driver estar funcionando corretamente, ele está adicionado como módulo e está adicionado na black list de módulos, para não ser inicializado juntamente ao sistema, pois há um conflito entre o software WiringK9 e este driver, por hora entendemos que o uso das GPIOs pelo software é mais importante, por isso mantemos o driver em inatividade por hora, mas é possível habilitar esse driver a qualquer momento pelo comando a seguir;
$sudo modprobe labrador-s500-thermal
Estamos trabalhando em uma correção definitiva para este problema…

Recomendo realizar a instalação da imagem deb_kernel_4.14.13_v0.10.7z, pois o processo de realizar a inicialização do Bluetooth, pode ser mais trabalhoso que a instalação da imagem.

2 Curtidas