Compilation steps - UART

Bom dia

Clonei a útlima versão para a plataforma de 32bits.
Estou querendo usar o make menuconfig para a seleção de pacotes a serem compilados.

No menu config, faço a busca do driver do UART:

Prompt: Enable UART0 hardware flow control
Location:
-> Device Drivers
-> Character devices
(1) -> Serial drivers
-> Blackfin serial port support (SERIAL_BFIN [=n])
-> Enable UART0 (SERIAL_BFIN_UART0 [=n])

Mas apartir de Serial Drivers, a opção “Blacfin serial port” … não aparece no menuconfig.
Gostaria de saber como fazer essa seleção porque quero habilitar a compilação com 2 e/ou 3 UARTs.

Procurei na Wiki e tbm não encontrei informação disso.

Obrigado.

Bom dia. O driver UART está sempre habilitado, não existe a necessidade de alterar a configuração. Para escolher o que/como algum hardware é iniciado você deve alterar o arquivo de device-tree. Isso é algo comum em todas as plataformas baseadas em ARM… No x86 geralmente isso não é feito pois a detecção de hardware é realizada em buses como o pciexpress, por exemplo. Primeiro você deve abrir o arquivo “linux/arch/arm/boot/dts/caninos_labrador.dts”. Nele você encontrará várias seções de nome “uartX: serial@bYYYYYY”. Para desabilitar ou habilitar uma uart de número X, você procura a entrada correspondente e modifica a entrada status para status = “disabled” ou status = “okay”, respectivamente.

Obrigado Edgar

Nesse arquivo temos 6 UARTs.
Quantos UARTs temos disponiveis nos pinos de IO ?

Sei que o UART0 esta disponível pq usamos ele.

UART3 --> esta nos pinos de Debug da baseboard, mas como acesso eles por meio do GPIO?

UART2 --> quais são os pinos dele?

Obrigado

@john, boa tarde!
São somente as que você listou, UART0 no header e UART3 no debug, a UART2 é utilizada no bluetooth, portanto não há saída.

Att,

Igor Ruschi