Camera USB na Labrador

Oi pessoal, boa tarde.
A Labrador (64bits, v0.10), não reconhece quando conecto uma USB CAM (Creative VGA Cam). Ao entrar com o commando ls /dev/video*
Recebo: ls: cannot access '/dev/video’: No such file or directory*

Nota: Ao tentar uma camera Logitec, a Labrador para de funcionar.

Aparentemente as Webcam funcionam na versão v0.3 (outra placa)

Tenho que instalar algum drive?

Obrigado
Marcelo Rovai

Olá @mjrovai pelo erro que vc relatou, me parece que não está inicializando o driver da câmera, pode me mandar o output do dmesg ao conectar a câmera para terntarmos entender o erro que está ocorrendo?

Oi @augusto, quando conecto a camera, aparece (no final do dmesg):
[23249.583662] usb 1-1: New USB device found, idVendor=041e, idProduct=401f, bcdDevice= 1.00

[23249.591858] usb 1-1: New USB device strings: Mfr=0, Product=0, SerialNumber=0

Tentando listar as cameras instaladas (v4l2-ctl --list-devices), vejo que não existe video0 (e nenhum outro).
caninos@labrador:~$ v4l2-ctl --list-devices
Cannot open device /dev/video0, exiting.

(Voce necessita todo o listado pelo dmesg?)
Obrigado
Rovai

@mjrovai consegue me mandar o modelo exato das câmeras que está utilizando? O linux não está listando manufacture, produto e serial number então acredito que ele não está encontrando o driver.

@augusto, testei com a “Creative Labs Webcam Notebook” (640 x 480), única que não “congelou” a Labrador.


Primeiro testei em uma Raspberry Pi, que a reconheceu de imediato (USB Camera (041e:401f) (usb-xhci-hcd.0-2): /dev/video8). Na Labrador, não é listada. Importante comentar que tambem tentei com outras cameras USB (por exemplo, a Logitech C920) mas minha Labrador “congela”. Em outra placa em minha universidade, a Labrador com a versão de Kernel 4.19.98, a camera Logitech USB funcionou (estou com a última versão 6.1.76).

@augusto, como complemento, como comentei, na Labrador, o driver de video não é listado, mas a camera foi reconhecida:
caninos@labrador:~$ lsusb

Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub Bus 001 Device 002: ID 041e:401f Creative Technology, Ltd Webcam Notebook [PD1171] Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Em resumo:

  • A câmera USB (Creative Technology, Ltd Webcam Notebook [PD1171]) é detectada pelo sistema, mas não está sendo reconhecida como um dispositivo de vídeo.
  • Não há módulos de vídeo específicos carregados no kernel.
  • O sistema não possui utilitários específicos do Caninos Labrador para gerenciar dispositivos USB ou de vídeo.
  • O arquivo de configuração do sistema (/boot/config.json) não contém informações específicas sobre vídeo ou câmera.
  • Não há firmware específico para a câmera Creative no diretório /lib/firmware.

Bom dia. Adquiri outra camera USB (720p USB Camera Module 30fps,1280x720, For Raspberry Pie Android Linux Windows, 1MP Webcam,Plug And Play UVC Compatible) e fiz o teste, mas com o mesmo resultado negativo. Na Raspberry Pi Zero 2W funciona normalmente.